terça-feira, 20 de abril de 2010

3º Encontro Presencial

QUERIDOS COLEGAS!!!

OBRIGADA PELA PARCERIA E PELA COMPREENSÃO DE TODOS.
      ESTAMOS AGORA ENTRANDO NUMA ETAPA IMPORTANTE DO CURSO E, PARA ISTO, SERÁ ESSENCIAL ESTA CUMPLICIDADE E AJUDA ENTRE TODOS DA ESCOLA.
     COMO JÁ COMENTEI NA REUNIÃO NÓS ESTAMOS  PASSOS Á FRENTE, MAS NÃO É POR ISTO QUE NOS ACOMODAREMOS COM O QUE CONQUISTAMOS ATÉ AQUI, POIS HÁ MUITO O QUE SE VENCER . PORTANTO PRECISAMOS CONTINUAR E DESAFIAR OS PRÓPRIOS RECEIOS E PRÉ-CONCEITOS.
    LEMBRO NESTE ESPAÇO TAMBÉM QUE A ATIVIDADE ABAIXO DESCRITA DEVERÁ SER REALIZADA COM O INTUITO DE ESBOÇAR O QUE SE PRETENDE.. ALGO LEVE E SUSCINTO.
     A ATIVIDADE  1.5  NÃO HÁ NECESSIDADE DE MAIORES DETALHES, APENAS AQUELES DADOS QUE FORAM PREENCHIDOS NA FOLHA DE AJUDA  (ROTEIRO).
ACOMPANHE ABAIXO A ATIVIDADE 1.5, PARA QUE FIQUE BEM CLARA.
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO-**CRIS**CARINE**


Atividade- 1.5 – Proposta de Projetos
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.
Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);
4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;
6.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”. 

SEGUE ROTEIRO:

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista

Nome da Escola:                                              Local (cidade/estado)          
Série:                                                                    Número de alunos:     
Professores envolvidos:

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa

Por que?

4. Objetivo (s)

O que vamos fazer?

5. Conteúdos

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)  

6. Disciplinas envolvidas


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)


9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

Sites, vídeos, livros...filmes


 BOM TRABALHO!!!





0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010 ... | Design : Noyod.Com